Reuniões Loja Simbólica:  Segundas feiras às 20h /  Reuniões Lojas Filosóficas: Quintas feiras às 20h

 


 

 
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

logo IND. CARIDADE

EM PROL DA EDUCAÇÃO - A PRIMEIRA ESCOLA.

     Como vimos anteriormente, a LOJA MAÇÔNICA INDÚSTRIA E CARIDADE Nº49, sempre zelou pela educação em nosso município, fato que se tornou notório desde sua fundação, mantendo no Liceu Conde D´eu vários alunos sob seu patrocínio.

      Um outro movimento educacional foi verificado na leitura do Balaustre de número quinhentos e trinta e quatro, datado do dia três de fevereiro de mil oitocentos e setenta e seis, deparamos com a seguinte informação, muito valiosa, aliás:
      “ Correo o sacco de prop. E produzio 1 coll. Grv . sendo uma proposta do Irmão Venerável João José Zamith do theor seguinte: Fica creada uma aula nocturna de bellas artes que funcionará no edifício da mesma officina principiando por uma aula de desenho, ficando o Irmão Venerável authorizado a mandar despender as quantias necessárias para sua inauguração e conservação. – Lug. Ved. Aos pprof. Aos 3 de fevereiro de 1876, E.V.” ( Transcrição feita de acordo com a redação original )
Sobre o assunto, a Ata de numero quinhentos e trinta e seis, do dia dez de fevereiro de mil oitocentos e setenta e seis, registra o seguinte:
      “ Passando-se ao expediente, digo, a ordem do dia, entrou em discussão a proposta do Irmão Zamith sobre a creação de uma escola noturna de bellas artes, e colocada em votação, foi aprovada à unanimidade com a emenda onde se diz de bellas artes, diga-se profissional”. ( Transcrição feita de acordo com a redação original )

Texto retirado do Livro Caminhos do Ontem. ( Farias de Carvalho)