Reuniões Loja Simbólica:  Segundas feiras às 20h /  Reuniões Lojas Filosóficas: Quintas feiras às 20h

 


 

 
Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

A CAMPANHA ABOLICIONISTA


          Em Nova Friburgo, no ano de mil oitocentos e setenta e cinco, exatamente aos vinte e sete dias do mês de janeiro, nascia uma outra Loja Maçônica, chamada ISIS(*), cuja carta constitutiva foi expedida um mês após a fundação, isto é, aos vinte e sete de fevereiro daquele ano.


          Com essa Augusta Coirmã, a INDÚSTRIA E CARIDADE começou, na prática, a exercitar a humanitária atividade de LIBERTAR ESCRAVOS. Através de entendimento entre os Veneráveis das duas Lojas, ficou acertado que, em todas as Sessões das duas Oficinas, fosse qual fosse o seu caráter a circular sempre um TRONCO DE BENEMERÊNCIA ESPECIAL, destinado a angariar fundos com os quais a Loja ISIS e a LOJA INDÚSTRIA E CARIDADE pudessem comprar cartas de alforria para a libertação de escravos.
          Assim foi pactuado, e assim foi feito. Desde o momento da firmatura do pacto solene, até o treze de maio que marcou o fim da escravatura, jamais o TRONCO DE BENEMERÊNCIA ESPECIAL deixou de circular. Não sabemos ao certo, por carência absoluta de fontes de informação, quantos escravos foram libertados através das cartas de alforria compradas pelas duas Lojas. Certamente foram muitos, sempre contando com a fraternidade e com o espírito libertário dos membros daqueles dois Quadros de Obreiros da luz. Sendo certo, também, que, em Nova Friburgo, a INDÚSTRIA E CARIDADE e a ISIS foram as duas primeiras instituições que começaram a comprar cartas de alforria para transformar escravos em HOMENS LIVRES, isso iniciado em mil oitocentos e setenta e cinco, portanto treze anos antes da abolição definitiva da escravatura.

Texto retirado do Livro Caminhos do Ontem. 

________________

(*) A Loja ISIS funcionou até mil novecentos e vinte e seis, quando, aos onze de junho daquele ano, fundiu-se a INDÚSTRIA E CARIDADE.